quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Gigante Acordou na Hora da Aula

Estava aqui pensando em quantas vitórias já tivemos com as manifestações. A tarifa do transporte em São Paulo já baixou, a PEC 37 foi arquivada, o Senado acabou de aprovar o projeto de lei que faz da corrupção um crime hediondo, tivemos o primeiro deputado em exercício preso por determinação do Supermo desde a Constituição de 1988, nossos políticos estão preocupados com o povo atento. São grandes conquistas, sim, são, mas eu acho que a melhor coisa que tem acontecido ao país, com tanto do seu povo indo às ruas é que muitas pessoas estão, finalmente, abrindo os olhos para a política.

E falo por mim mesmo. Não gosto de ficar gritando com a multidão sem saber o que estou dizendo, ou porque estou chamando esse ou aquele político de bandido... Um exemplo é como só agora eu vim entender o caso Renangate (onde o senador Renan Calheiros foi acusado de corrupção) e entender por cima, afinal são tantos fios que se embaralham em nossa política que torna difícil acompanhar um escândalo do começo.

É absurdo que ensino de política não seja disciplina obrigatória em nossas grades curriculares, é absurdo que um assunto de tamanha importância seja tratado por seu povo como "uma coisa chata". É absurdo porque a cada dia, fica mais difícil entrar no emaranhado e entender o que está acontecendo em nosso país... Eu não tenho vergonha de admitir que não sei qual é de fato a jurisdição de cada um dos poderes, o que faz o legislativo, o executivo e o judiciário. Eu até decorei isso, nas aulas de Estudos Sociais, mas hoje em dia não faço a mínima ideia do que eram... E eu tenho vergonha sim, do fato de não ter me informado sobre isso antes.

É aquela velha história de sala de aula onde você não sabe alguma coisa, ou acha que entendeu errado, mas prefere não perguntar pro professor pra não acontecer de os seus colegas tirarem com a sua cara. Acontece que na vida real, aquela dúvida custa o mau gerenciamento do seu país. Um povo que não sabe qual é a real função de seus políticos, não sabe a quem cobrar o quê. São 5 candidatos que você elege, mas não entende qual é a função de cada um.

Vejo muita gente nas redes sociais reclamando que não adianta protestar se não fizer a mudança valer nas urnas, pois eu digo que se o povo não entende política, dia de eleição é só mais um domingo chato onde você é obrigado a pegar uma fila que não quer pra votar no cara de sorriso mais bonito. Para o Brasil mudar, para que a corrupção nesse país tenha um fim de verdade, todos precisamos aprender sobre política, para aprender a votar, para aprender a fiscalizar, para aprender a cobrar, para aprender a se revoltar. 

É bom que o brasileiro estude, que o brasileiro esteja consumindo vídeos, compartilhando imagens e textos, tuitando política, porque bem ou mal, é a política que rege como vivemos nossas vidas aqui na nossa terra; quanto custará a passagem, como serão os hospitais, qual vai ser a qualidade da educação pública e até quanto vai custar o XBox One e o Playstation 4, trazendo pra realidade nerd. É bom que o brasileiro aprenda, que entre AGORA no contexto político que vivemos e estude o agora, o passado e esteja pronto pro presente.

A política não pode, e não deve mais ser tratada em nosso país como quadrinho de super-herói, que tem tanta cronologia, tantos personagens e tanto tempo de publicação que a gente nem sabe por onde começar e fica só acompanhando as sagas mais famosas.

Eu defendo o ensino verdadeiro de política nas salas de aula, defendo um povo mais bem informado, esclarecido, que não exita na frente de um sorriso populista, que não diga que corrupção não dá em nada porque "no nosso Congresso só tem ladrão mesmo...". E parte dessa responsabilidade é sua, meu amigo, pesquise, se informe, aprenda, pergunte, não tenha vergonha de perguntar. Ficar na dúvida é muito pior!

E aos amigos que acordaram antes do gigante, aos que sempre se interessaram pelo assunto, eu peço que ajude o seu colega, de forma imparcial. Ensine. Apresente ideias. Que cresçamos juntos, oras... Desde que as manifestações começaram, eu vejo muita gente criticando as pessoas que só dizem que são contra algo sem conhecimento de causa, que reclamam sem saber do quê... Instrua o colega, poxa... Faça do seu mural uma fonte de informação ao seu amigo. Só unidos seremos capazes de mudar o país. Só tirando da cabeça que um país melhor é utopia. O que a gente precisa é de aprendizado, de um povo instruído. Essa é nossa maior arma!

Um povo instruído não aceita ser lesado, um povo instruído não grita em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário